Image Map Image Map Image Map

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Explicações e Mudanças no 'As Mais Lidas JT'

O cálculo do número de visualizações das web's postadas no JT vem causando algumas dúvidas no leitores. Por exemplo: Quantos leitores equivale 1.0 na lista do As Mais Lidas? 
Por isso, eu decidi criar esse post para mostrar como o cálculo era feito (será mudado na próxima semana). Usarei dados reais da web-série iCrazy JT, que foi postada aqui  no ano passado.

EXPLICAÇÃO DO CÁLCULO DAS MÉDIAS
1º Passo: Informações
Todo administrador de um blog/site tem acesso ao número de visualizações que cada postagem recebeu desde o dia em que a mesma foi postada. No exemplo abaixo, o período a ser analisado é do dia 26/02/12 à 10/03/12 (vermelho). Após escolher o período, basta relacionar o número de visualizações indicado antes de cada data (azul). 
Essas são as principais informações.
2º Passo: Cálculo
No 'As Mais Lidas', é postada a média de visualizações que cada web recebeu. Esse cálculo é feito da seguinte maneira: subtrai o maior do menor valor do período escolhido, divide o resultado pela metade (por 2) e acrescenta-se o menor valor ao resultado. Confuso?! Não se preocupe! Vamos usar o exemplo da web iCrazy JT.
  • Subtrai o maior do menor valor do período escolhido: 41 - 18 = 23
  • Divide o resultado pela metade (por 2): 23/2 = 11,5
  • Acrescenta-se o menor valor ao resultado: 11,5 + 18 = 29,5

3º Passo: O Resultado
Três visualizações não significam necessariamente que três leitores diferentes acessaram tal postagem. Um mesmo leitor pode ter visualizado-a três vezes. Ou seja, o 'As Mais Lidas', aqui no JT, mostra a média do número de visualizações de cada postagem (e não a média de leitores).
Portanto, iCrazy JT, no período de 26/02/12 a 10/03/12, teve média de visualizações de 29,5.
Resumindo: A média entre 18 e 41 é de 29,5.
Respondendo a pergunta do começo desta postagem: 1,0 valeria a 1 visualização/leitor (1-1/2+1=1).
NOVO MÉTODO DE CONTAGEM
Vocês devem estar dizendo: Nossa, que confusão? Pra quê tudo isso? Bom, pensando nesses comentários, eu decidi mudar esse método de contagem.
A partir do próximo domingo (03/02), ao invés de usar a média, as webs serão classificadas pelo número total de visualizações que recebeu. Assim, a web será mais valorizada e outros leitores poderão criar um certo interesse em lê-las (já que os números serão bem maiores).
O cálculo é feito apenas somando as visualizações das datas do período escolhido. Usando o exemplo de iCrazy JT, o resultado seria 85 visualizações/leitores (41+26+18). 
Bem mais simples e real, não?
PS.: A classificação final é feita do maior para o menor resultado de cada web-série/novela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Código by: Gabriel - Diamond Designs - | Layout by: - Victor Garcia