Image Map Image Map Image Map

sábado, 5 de janeiro de 2013

Dicas de Filme: Escritores da Liberdade


Baseado em fatos reais, Escritores da Liberdade (no original, Freedom Writers) é uma história comovente e instigante. O ano é 1992, em Los Angeles, EUA. Época de segregação e racismo, onde a intolerância entre grupos étnicos atingiu às salas de aula. A integração fez com que as escolas virassem campos de guerra. É nesse cenário desastroso que Erin Gruwell adentra quando aceita ensinar uma turma de adolescentes "problema"; não fosse a questão racial, alguns desses alunos estão na escola apenas para cumprir uma decisão judicial, e quase todos eles pertencem a uma gangue. 
Contrariando o pai e o marido, Erin Gruwell aceita o desafio de ensiná-los. Suas expectativas a respeito desse novo desafio são frustradas logo no primeiro dia de aula, quando ela percebe, logo nos primeiros minutos de convivência com os alunos, que eles não esperam absolutamente nada dela, apenas que os deixem em paz. Não querem aprender; a escola, para eles, é só outra espécie de prisão. Eles não acreditam que aprenderão dentro daquelas paredes algo útil à vida nas ruas, onde você está sujeito a levar um tiro ao pôr os pés para fora de casa.

Mesmo quando sua primeira aula revela-se um desastre, e mesmo percebendo nitidamente o desinteresse dos alunos, Erin Gruwell não desiste. Após tentar o diálogo, e falhar miseravelmente mais uma vez, a professora decide entregar a cada um dos alunos um caderno. Nele, ela os convida a escrevem fatos cotidianos de suas vidas, o que pensam, seus sonhos, a letra de uma música, enfim, qualquer coisa, desde que nunca deixem de preencher o caderno, nenhum dia sequer. Ela ainda se prontifica a lê-los, desde que eles o permitam.  
Por meio dessa troca de experiência, a professora começa a entender mais e mais a respeito da vida de seus alunos, e, ao tratar de temas como o holocausto, e indicar leituras como "O Diário de Anne Frank", ela começa a fazê-los se interessar pelas aulas, e, acima de tudo, uns pelos outros. Com isso, ela começa a mostrar a eles o que a intolerância já causou, e o que ainda pode causar se eles não aprenderem, definitivamente, que são semelhantes, ainda que diferentes. 
Ficha Técnica
Freedom Writers
País/Ano: EUA/2007
Duração: 123 min.
Gênero: Drama
Direção: Richard LaGravenese
Roteiro: Richard La Gravenese, Erin Gruwell, Freedom Writers
Elenco: Hillary Swank, Patrick Dempsey, Scott Glenn, Imelda Staunton, April Lee Hernandez, Kristin Herrera, Jacklyn Ngan, Sergio Montalvo, Jason Finn, Deance Wyatt


Fonte: Ler, Dormir, Comer/Just Taylor

Um comentário:

  1. Olá,sou dona do Quase Anjos 23,e alguns dias atrás acho que você me pediu permissão para que postasse a web,Não era Para ser Amor,aqui e vim informar que deixo,sim deixando os devidos créditos ao blog,poderá sim qualquer dúvida,é só perguntar lá no meu blog,por comentário em qualquer postagem.

    :)

    ResponderExcluir

 
Código by: Gabriel - Diamond Designs - | Layout by: - Victor Garcia